Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Solenidade marca a transmissão do cargo de Presidente do CARF

Notícias

Solenidade marca a transmissão do cargo de Presidente do CARF

Adriana Gomes Rêgo assume a presidência no lugar de Carlos Alberto Freitas Barreto
por publicado: 05/01/2018 12h11 última modificação: 05/01/2018 12h11

Foi realizada na tarde de ontem (4), solenidade de transmissão do cargo de Presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. O evento contou com a presença de autoridades do Gabinete do Ministro da Fazenda, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, da Secretaria da Receita Federal do Brasil, das Confederações Representativas de Categorias Econômicas, de Conselheiros, Especialistas e Servidores da Instituição.

A nova presidente do órgão, Adriana Gomes Rêgo, destacou em seu discurso o papel fundamental desempenhado pelo ex-presidente Carlos Alberto Barreto em sua trajetória à frente do CARF.

De acordo com ela, exatamente por isso, foi publicada a Portaria CARF nº 1/2018, que reconhece Carlos Alberto de Freitas Barreto por sua visão estratégica, elevado espírito público, competência, conduta ilibada e relevantes serviços prestados à instituição.

Adriana Gomes Rêgo destacou que "o doutor Barreto assumiu a Presidência do CARF pela segunda vez, em 2015, e logo em seguida desencadeou-se um momento de turbulência institucional. Sua serenidade, firmeza e sabedoria, marcas tão claras de sua conduta foram fundamentais para que a casa superasse esse momento".

Em seu discurso de despedida, Carlos Alberto Barreto reconheceu o momento difícil que o órgão vivenciou em 2015. "Trazia uma missão extremamente delicada: a defesa da dignidade desta Casa, que vinha sendo fortemente aviltada. De início, recusei, antevendo a magnitude dos problemas que adviriam", afirmou.

Barreto destacou que "neste cenário adverso, apesar das dificuldades de estrutura e da falta de recursos - ainda hoje existentes -, o CARF vem avançando, e o faz de forma sólida, plantado sobre princípios de governança e ética, contando com estrutura orientada a processos organizacionais e do sistema de gestão da qualidade, o que possibilitou angariar a Certificação ISO 9001:2015 para os processos finalísticos, atribuído por empresa de auditoria externa e independente".

Após agradecer a toda a equipe do CARF, Barreto concluiu: "passo a Presidência desta casa à Conselheira Adriana Gomes Rego, desejo-lhe sucesso e agradeço todo o apoio neste período, gostaria citar uma frase, do memorável Mário Quintana, que ilustra bem este momento: nada jamais continua, tudo vai recomeçar".

A nova presidente do CARF destacou iniciativas bem sucedidas na gestão de Barreto e indicou que assume a assume a gestão do órgão com o compromisso de manter os diversos projetos em andamento, como os relativos a melhorias na gestão do acervo, criação de mais turmas extraordinárias, capacitação dos conselheiros e demais integrantes do corpo funcional, reestruturação das atividades administrativas, todos esses voltados para possibilitar ao CARF um novo salto organizacional.

Adriana Gomes Rêgo concluiu sua fala reconhecendo a importância do corpo funcional do órgão. De acordo com ela, "as pessoas são o maior patrimônio de qualquer instituição. Sem elas não é possível promover as mudanças tão fundamentais para a modernização das organizações, com vistas a atender às necessidades da sociedade. E conhecendo o corpo funcional que compõe esta casa, tenho a convicção de que a missão institucional do CARF será cumprida".